Robot Vision

By em out 26, 2011 em Robôs | 8 comentários

1. Especificação do projeto

Designado para ser um robô capaz de desenvolver atividade de comunicação e locomoção guiada por controle, com diversas finalidades: conferência à distância, inspeção de segurança e acesso a locais inviáveis á presença humana. A intenção é promover inspeção do ambiente, recepção e envio de informações (imagem e voz) bem como possibilitar, pela visualização do ambiente e pelos sinais dos sensores o controle do movimento do robô, utili.

A linguagem de programação utilizada no desenvolvimento do projeto é a linguagem C++ por ser a encontrada em livros com mais facilidade para ajudar na programação que ira criar a comunicação via Bluetooth (robô) e Wifi (câmera de vídeo), sendo criada interface gráfica para comunicação direta entre o robô e o computador. Os sensores só funcionam quando o robô é ativado no modo autônomo. E no modo controlável, quando o usuário controla seus movimentos.

2. Funcionamento

Trabalha em dois modos de execução: o modo autônomo e o modo controlável, pela interface gráfica.

No modo autônomo, o robô gira aleatoriamente, desviando dos obstáculos, através dos sensores (dois laterais e um frontal), e fazendo a varredura no ambiente. De forma autônoma, sem necessidade de controle, ele transmite as imagens adquiridas.

No modo controlável, o usuário opera o robô e seus movimentos, bem como a direção da câmera para obtenção das imagens, sem interação do robô.

 

 

3. Hardware utilizado

O hardware utiliza: uma ponte H (l298) que é responsável pelo controle dos motores DC, uma placa de comunicação Bluetooth responsável pela conexão remota entre o robô e o

computador, e a placa principal que é uma Avr AT mega328p que recebe os sinais via Bluetooth e informa os comandos aos motores para movimentação do robô e da câmera. Nesta mesma placa principal também são conectados os sensores de toque e o sensor ultrassom

 

 

 

 

 

 

 

 

    8 Comentários

  1. Olá,

    Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho!! Fiquei curioso quanto ao IPhone, ele é usado apenas como câmera ou ele serve de controlador de alguma forma??

    Rodrigo

    24 de fevereiro de 2012

    • Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário!
      Na verdade o iphone está aí mesmo só por causa do FaceTime um programa de video conferência. Ele não tem nenhuma ligação direta com o projeto. Pra ficar mais fácil aconselho colocar uma camera sem fio com uma placa de captura, não é tão complicado vincular com o software de controle do robô. Ou então utilizar algum celular com Android. Comecei a estudar a API da camera do Iphone, mas o tempo não deixou terminar, tive alguns resultados satisfatórios como identificar certos objetos… mas não conseguir enviar o sinal da mesma via wifi. Certamente utilizando o android seria mais fácil.
      Valeu.

      higor

      27 de fevereiro de 2012

    • Sharp thgiiknn! Thanks for the answer.

      Jeanne

      20 de setembro de 2014

  2. Adorei o procedimento utilizado, gostaria de saber se você poderia dar um pequeno auxilio estou com uma proposta de construir um robô arduino. Se possível.

    Guilherme

    8 de março de 2013

  3. Olá
    Parabéns pelo projeto, me tira uma duvida, você está conectando a câmera via Blue Bluetooth ou só esta usando o face time mesmo?

    Daniel

    4 de fevereiro de 2014

  4. Nice work!
    In the pictures I have seen a thin cable from module bluetooth to a sma antenna.
    You can show me how you have modified the bluetooth antenna?
    whats advantage you have registered?

    Thanks
    Paolo

    PaoloG

    19 de maio de 2014

    • Reading posts like this make surfing such a plaseure

      Brandie

      21 de setembro de 2014

  5. I like this site its a master peace ! Glad I observed this on google. The definition of a beautiful woman is one who loves me. by Sloan Wilson. fdefbdedabak

    Johng242

    3 de setembro de 2014

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

468 ad